4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

O verão é um momento divertido, mas o clima quente faz alguns desafios únicos para o cuidado de animais de verão. Embora os animais selvagens estejam bem adaptados aos elementos, os animais de companhia podem ser tão suscetíveis a temperaturas extremas como os seus proprietários. O que isso significa para o seu animal de estimação? Quando as temperaturas ficam extremas, a segurança do animal de estimação deve estar no topo da mente. Aqui estão 4 maneiras de manter a segurança enquanto desfruta de atividades de verão com seu animal de estimação:

4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

1- Respeite o calor

Os seres humanos não são os únicos animais que podem achar um dia de verão quente esmagador. Mas ao contrário de você, seu animal de estimação tem uma capacidade limitada de lidar com o calor. Os cães liberam calor através de suas patas e ofegantes, enquanto os humanos podem suar através de toda a pele do corpo. A desidratação também pode ser um grande problema para os animais de estimação durante o clima quente. Os animais com rostos planos, como os Pugs e os gatos persas, não podem se desvanecer tão efetivamente e, portanto, são mais suscetíveis ao golpe de calor. Você também deve manter um olho em animais de estimação idosos ou com excesso de peso ou animais com doença cardíaca e pulmonar.

2- Fique atento com doenças que o clima quente pode trazer

Outro problema de segurança do animal de estimação no verão é a presença de carrapatos e outros insetos de verão. Não só os insetos podem levar doenças, mas as maneiras pelas quais as pessoas tentam afastá-los também podem causar problemas para a saúde do seu animal de estimação ao ar livre. Fertilizantes e pesticidas podem ajudar a manter um gramado ótimo, mas eles podem ser muito perigosos para o seu animal de estimação. Nas áreas onde seus animais de estimação jogam, é melhor manter a grama cortada para reduzir a presença de carrapatos e outros insetos. Também fique atento para avisos de fertilizantes nos gramados dos vizinhos ao caminhar seu cão. Fale com seu veterinário sobre as melhores maneiras de proteger seu animal de estimação de pulgas, carrapatos e outros insetos que são mais prevalentes durante os meses de verão.

3- Pratique a segurança da água

4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

Tal como acontece com outros aspectos do cuidado de animais de estimação do verão, a segurança da água é tudo sobre pensar adiante. Embora seja divertido trazer seu animal de estimação para a praia ou a piscina para ficar legal juntos, sempre fique atento ao seu animal de estimação quando eles estão dentro ou perto da água. Mesmo um nadador forte poderia ter problemas para sair de uma piscina, ou ficar preso por cordas e outros obstáculos. Para aventuras de verão mais arriscadas com seu cachorro, como passear de barco, olhe para um salvavidas de cachorrinho. Poderia ser um excelente investimento para sua segurança.

4- Descubra se o seu animal de estimação precisa de protetor solar

Alguns animais de estimação, particularmente aqueles com cabelos finos curtos e pele rosa, podem ser suscetíveis a queimaduras solares. Fale com o seu veterinário sobre quais tipos de protetores solares são mais seguros na pele do seu animal de estimação e acompanhamento mediante a aplicação rotineira de protetor solar como parte de sua rotina de verão. Não use protetores solares ou repelentes de insetos que não sejam projetados especificamente para uso em animais. A ingestão de certos protetores solares pode causar vômitos, diarréia, sede excessiva e letargia em animais de estimação.

4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

4 dicas para o cuidado de animais de estimação no verão

A segurança do animal de estimação no verão não é difícil, apenas requer alguma atenção. Cuide sobre o seu animal de estimação da maneira que você faria uma criança pequena – proteja-os de muito calor, sol e outros perigos do verão – e tudo vai estar bem.